quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi foi uma arquiteta ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e sua obra mais conhecida é o projeto da sede do MASP, Museu de Arte de São Paulo.
Ela se casou 1946 e neste ano, em parte devido aos traumas da II Guerra Mundial e à sensação de destruição, parte para o Brasil, país que acolherá como lar e onde passará o resto da vida (em 1951 naturaliza-se brasileira). No Brasil, Lina encontra uma nova potência para suas idéias. Existe, para a arquiteta, uma possibilidade de concretização das idéias propostas pela arquitetura moderna (da qual Lina insere-se diretamente), num país com uma cultura recente, em formação, diferente do pensamento europeu. Aqui também desenvolve uma imensa admiração pela cultura popular, sendo esta uma das principais influências de seu trabalho. Inicia então uma coleção de arte popular e sua produção adquire sempre uma dimensão de diálogo entre o Moderno e o Popular. Lina fala em um espaço a ser construído pelas próprias pessoas, um espaço inacabado que seria preenchido pelo uso, pelo uso popular cotidiano.

Entre as suas principais obras estão:
-Instituto Pietro Maria Bardi, São Paulo, 1951 - originalmente a residência do casal, o edifício é conhecido como a Casa de Vidro.
-Museu de Arte de São Paulo MASP, São Paulo, 1958 - considerada sua obra prima.
-Projetou a Casa da Cultura, Recife 1963 - Não acompanhou as atividades da reforma do prédio, que abrigava a antiga detenção da cidade.
-Igreja do Espírito Santo do Cerrado, Minas Gerais, 1976
-Museu de Arte da Bahia
-Teatro Oficina, São Paulo, 1990.
-SESC Pompéia - Fábrica , São Paulo, 1990.
-Reforma do Palácio das Indústrias, São Paulo 1992 - inconclusa.

Achei interessante o fato de Lina Bo Bardi não se prender num estilo único em suas obras, cada uma delas tem um contexto e um propósito diferente, e ainda, como dito acima, ela pensa em um espaço inacabado, para ser preenchido pelo uso popular cotidiano, o que faz com que cada uma de suas obras sejam únicas.

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